Se você é um entusiasta do concentrado de cannabis, provavelmente já ouviu o termo “óleo de butano haxixe” ou “BHO”. O óleo de haxixe butano, ou BHO para abreviar, é um tipo específico de concentrado de cannabis feito com o solvente químico butano. Os extratos de butane hash oil podem ser duros e semelhantes a vidro, macios e cerosos, ou um meio-termo pegajoso e elástico. Como o BHO pode variar tanto em aparência e textura, eles podem ter outros nomes, como “favo de mel”, “crumble”, “icing” e outros apelidos descritivos. O butane hash é mais comumente consumido via dabbing.

O que é Butano Hash Oil – BHO?

O óleo de haxixe butano, também conhecido como BHO, é o nome genérico dado a um concentrado de cannabis feito com um solvente butano durante o processo de extração. Concentrados comumente consumidos, como crumble e shatter, podem ser feitos usando butano e, portanto, cada um deles se qualifica como BHO. Entre os entusiastas da cannabis, os butane hash oil ​​são populares porque podem ser mais acessíveis do que produtos feitos com diferentes técnicas de extração, enquanto ainda oferecem concentrações mais altas de THC do que produtos como a flor de cannabis.

Embora os concentrados tenham sido produzidos há milhares de anos, o óleo de haxixe butano é, na verdade, uma invenção bastante recente (se você considerar os anos 90 recentes). Em 1999, John Henry Davis, também conhecido como Indra Gurung, publicou um artigo digital mencionando o butano como solvente para extração. Infelizmente, alguns entusiastas da cannabis seguiram suas instruções e acidentes ocorreram devido à volatilidade do butano. Não recomendamos tentar este método em casa!

Mais sobre Butane Hash

Um rótulo que diz butane hash oil conta apenas parte da história do concentrado e não indica necessariamente nada relacionado a efeitos, potência ou qualidade. Significa simplesmente que foi produzido usando butano.

Lembre-se de que o material inicial – a planta de maconha usada – ditará a qualidade do produto acabado. Uma combinação da flor usada e a pureza do produto final é o que separa os concentrados de alta qualidade dos de qualidade inferior.

A consistência do BHO deriva principalmente das técnicas usadas durante a produção. Embora os métodos de extração possam variar de um produtor para outro e entre os lotes, o objetivo é praticamente o mesmo: fornecer as características desejadas da planta de cannabis com o máximo de sabor possível, sem a matéria produtora de alcatrão e cinzas. Isso é realizado por meio de uma série constante de separação e purificação

Como consumir Óleo de Haxixe Butano?

Como outros concentrados de ervas daninhas, existem várias maneiras de consumir BHO. Dabbing é indiscutivelmente o mais comum. Este método envolve um pequeno cano de água equipado com uma tigela plana projetada para tolerar altas temperaturas. 

Para dar uma pincelada, comece pré-aquecendo a nail com um pequeno maçarico até atingir a temperatura ideal. Usando a ponta plana de uma ferramenta dabber, pegue um pouco de seu concentrado de BHO e solte-o cuidadosamente na nail. Quando o butane hash oil entra em contato com a nail quente, ele vaporiza instantaneamente. Coloque uma tampa sobre para capturar o vapor e inale pelo bocal, puxando o vapor pela câmara de água.

Além de usar um dab rig, você também pode aproveitar o BHO usando canetas vape portáteis menores e outros dispositivos vape. Com esses dispositivos, uma pequena quantidade de BHO é colocada em uma câmara de aquecimento. Depois de pressionar um botão, a câmara aquecerá eletronicamente usando uma bateria embutida. Quando estiver quente o suficiente para vaporizar o BHO, coloque o bocal nos lábios e dê um puxão.

Como armazenar óleo de Butane Hash – BHO?

Quando armazenado de forma inadequada, o butane hash oil pode começar a se decompor e perder sua textura, sabor ou potência. Para evitar essa degradação, os extratos de maconha devem sempre ser armazenados em um recipiente hermético e à prova de luz em um ambiente fresco. Para garantir que o BHO permaneça fresco e potente pelo maior tempo possível, proteja-o de altas temperaturas, umidade, oxigênio, luz ultravioleta e luz solar direta. 

Lembre-se, o calor é o inimigo. Faz com que os canabinóides e terpenos sejam ativados, e isso só deve acontecer após o consumo, e não enquanto está descansando em um recipiente. 

Dispensários, tabacarias e muitas lojas online oferecem acessórios de armazenamento, como recipientes de silicone, para armazenar BHO. Não importa o que você use, faça o possível para manter seu BHO em um recipiente hermético, longe da luz direta e de temperaturas extremas.

História do Butane Hash

Os anos 70 inauguram uma nova era de fabricação de haxixe

O óleo de haxixe butano dificilmente é o primeiro extrato de maconha. Civilizações ao redor do mundo separam glândulas de resina e tricomas de plantas de maconha há milhares de anos. Por volta de 900 d.c, o haxixe havia se espalhado por todo o Oriente Médio.  

A introdução de um solvente de extração foi uma inovação documentada na publicação de D. Gold de 1971, Cannabis Alchemy: The Art of Modern Hashmaking, que foi a primeira vez que esse procedimento foi explicado para o público em geral. O livro de Gold forneceu instruções para extratos caseiros à base de solvente, bem como sua produção em massa. No entanto, naquela época, o butano não era usado como solvente. Isso aconteceria mais tarde, na década de 1990.

Em 1º de maio de 1999, Indra Gurung (nome verdadeiro John Henry Davis) adicionou instruções em um site sobre como “transformar folhas de lixo em óleo de mel em minutos”. Esta foi a primeira vez que o butano foi mencionado como solvente para extração de cannabis, e Gurung até patenteou seu “Aparelho de Extração de Óleo e Gordura”. O que Gurung não previu foram os acidentes que se seguiram à publicação de seu procedimento perigoso. Mais uma vez, não tente fazer isso em casa. 

Depois que Gurung contribuiu com “Hash Honey Oil”  um frenesi de fabricação de BHO “faça você mesmo” aconteceu. Enquanto amadores tentavam criar concentrados de BHO em suas casas, eles expunham vapores de butano ao ambiente de seu laboratório improvisado, muitas vezes causando explosões que levavam a ferimentos graves ou fatais. 

Equipamentos caseiros, uma receita para uma explosão

Além de extremamente perigosos, os aparelhos caseiros também são bem menos eficientes. Sem o equipamento correto é uma receita para uma explosão. 

Aqueles que sobreviveram criando seu butane hash oil caseiro muitas vezes renderam “sopa de cocô”, um apelido para extratos de BHO de baixa qualidade, cheios de mercaptano tóxico. Quando esses extratos chegaram ao mercado, os consumidores não tinham ideia do que estavam recebendo devido à consistência desigual. Esses óleos eram envoltos em mistério e cheios de contaminantes, principalmente butano residual. 

Então o BHO é seguro?

Como o BHO é feito com solventes químicos, alguns questionam se é seguro consumir. Os mercados regulamentados de cannabis exigem que todos os concentrados de cannabis sejam testados quanto a vestígios de butano para garantir que todos os produtos nas prateleiras legais tenham sido adequadamente refinados quanto à pureza e não excedam o limite legal dos níveis residuais de solvente.

O risco mais grave associado ao BHO não está relacionado ao consumo, mas sim à produção; configurações domésticas clandestinas que carecem de ventilação adequada e sistemas de circuito fechado foram a causa de várias explosões, algumas das quais foram letais.

Segurança e regulamentação do butane hash

O BHO continuou evoluindo e logo os extratores começaram a usar o equipamento apropriado para evitar que os vapores de butano interagissem com o meio ambiente. 

A extração de circuito fechado mudou o jogo para BHO. Mais empresas de cannabis equiparam suas instalações com esses tipos de máquinas, e hoje a maioria dos legisladores tornou a produção em circuito fechado um requisito para fabricantes licenciados de cannabis.

Por que as pessoas gostam do butane hash?

A maioria dos fãs de BHO o escolhe simplesmente porque gosta de concentrados que tendem a ter muito mais THC do que flores e também porque os concentrados de vaporização produzem sabores e aromas mais limpos e robustos do que flores carburadas.

Outro ponto de venda é que, em alguns casos, os concentrados de BHO podem ser mais acessíveis do que os concentrados feitos por métodos diferentes, como extração de dióxido de carbono e outras técnicas populares.

BHO é um concentrado potente que deve ser abordado com cautela por novatos em cannabis. Quando usado, o BHO pode causar efeitos intensos que podem levar a tontura, ansiedade ou outro sofrimento psicológico. É uma boa ideia usar apenas quando estiver sentado e ter um ambiente confortável para onde se retirar, caso a euforia se torne psicologicamente desafiadora.