Ao ouvir a palavra “kief”, a primeira reação de muitas pessoas é: “O que? É algum novo mc?” Bem, ele pode fazer sua cabeça porém de outra forma. O kief é um dos muitos subprodutos adoráveis ​​da maconha, situado diretamente sob o guarda-chuva de produtos comumente chamados de “haxixe” ou “concentrado“.

À medida que a planta de cannabis amadurece, seus brotos desenvolvem glândulas resinosas chamadas tricomas, que contém THC, CBD, terpenos e outros compostos que contribuem para o efeito psicoativo e propriedades curativas da cannabis. Os tricomas parecem minúsculos cristais – pense em açúcar ou sal finamente moído. Quando esses tricomas secam e se desprendem da planta, eles se tornam kief.

Por ter oxidado e perder o frescor quando separado dos brotos da planta, costuma ter uma coloração mais escura que os tricomas, variando do dourado claro ao marrom. Tem uma aparência pulverulenta e uma textura um pouco pegajosa, embora menos do que os tricomas em uma flor. Outro nome para kief é “pólen” e, às vezes, é escrito como “keef”, mas kief é o nome correto.

Como coletar o kief?

Embora esse concentrado natural se separe naturalmente das flores com o tempo e a agitação, a maioria das pessoas usa os dichavadores, que quebram e trituram as flores da cannabis assim fazendo também com que o kief se desprenda. 

Os dichavadores preparados para coletar geralmente têm uma câmara separada na parte inferior, chamada de coletor de kief, para essa finalidade. Isso torna todo o processo muito mais fácil e menos confuso. 

Sendo bem simplista, é só dichavar que a força e os dentes trabalham juntos para forçar os tricomas a cair na câmara inferior do dichavador, onde são coletados e armazenados. No processo final as flores ficam em uma câmara superior, para não se confundirem. Levará tempo para coletar, provavelmente semanas ou meses, se você quiser um estoque significativo.

O kief chapa mais que flor?

Como os tricomas contêm a maioria dos canabinóides da cannabis, o kief tem um teor de THC muito maior em relação à matéria vegetal inteira. Um pega puro provavelmente parecerá mais intenso do que um pega de flor, mas funciona melhor quando misturado com outra coisa. 

Quais as vantagens do kief? 

Um dos benefícios do kief em relação a outros métodos de produção de haxixe, incluindo butano, propano, etanol e até mesmo água, é que quase não requer equipamento e não apresenta problemas de segurança. 

Para os consumidores que não gostam da ideia de solventes químicos, se destaca como um método extremamente natural de concentração de cannabis, que remonta a vários milhares de anos em locais de fabricação de haxixe como Marrocos e Afeganistão. 

Mesmo o haxixe feito com algum método em água pode ficar mofado e constituir um risco à saúde se mal feito, mas com o kief você sempre obterá um produto seguro que é mais forte e puro do que a maconha pura.

Se você quiser ir um passo além, você também pode pressiona-lo refinado usando calor leve e obter algo semelhante a um estilhaço.

Qual a melhor maneira de consumir esse concentrado natural da cannabis?

Como afirmado anteriormente, a maioria das pessoas acaba esfarelando um pouco (ou muito) de kief em cima da erva, embora este seja um ótimo método que adiciona um toque de potência e/ou sabor às flores normais, ele não permite que você experimente o kief por conta própria. 

Nosso método recomendado para fumar kief é usar uma tela em cima de um cachimbo de vidro. Você pode comprar telas de titânio especiais duráveis ​​para fumar haxixe em lojas bem abastecidas, mas você pode até usar uma tela de cachimbo de aço inoxidável padrão sem problemas.

A dica é aquecer suavemente o kief usando chama indireta (mantida uma ou duas polegadas acima do kief) é a melhor maneira de liberar os óleos essenciais e evitar queimá-lo, o kief bom começará a borbulhar e derreter como você vê com hash de água de alta qualidade, deixando para trás muito pouco resíduo e dando um sabor completo. 

Por outro lado, o kief mal refinado pode ter um sabor áspero e amadeirado devido à presença de matéria vegetal remanescente; portanto, se você se preocupa com o sabor, é importante tentar deixar o kief o mais limpo possível antes de fumar. Se você tiver acesso a qualquer tipo de microscópio, procure manchas verdes e hastes de tricomas em seu kief, isso indicará que seu kief não é totalmente puro e pode precisar de mais refinamento.

O kief pode ficar ruim?

Assim como a planta de cannabis, o kief é uma substância natural que oxida, seca e estraga após um período de tempo. Armazenar seu kief adequadamente prolongará seu frescor.

Como com a flor, recomendamos manter seu kief em um local fresco e escuro, longe da luz solar direta. Isso pode estar na câmara do moedor ou em um recipiente separado.

É tão simples assim?

Agora que você sabe a maneira correta de coletar, refinar e fumar, você é uma espécie de especialista em kief ou um chefe de kief, se preferir.

E lembre-se, ao comprar kief em um dispensário ou loja de varejo, lembre-se de que o kief mais puro e potente terá uma cor mais clara, geralmente ligeiramente amarelada ou esbranquiçada. 

O kief que parece escuro ou verde ainda tem um pouco de matéria vegetal misturada, enquanto o kief que foi bem limpo tende a ter uma cor de casca de ovo mais brilhante.