Para muitos responder essa pergunta é como respirar, muito simples! Mas algumas pessoas realmente não sabem o que é um dichavador, e muitos maconhistas experientes não sabem utilizá-lo corretamente e não tem ideia dos diferentes tipos que existem.

Dichavadores, Grinder ou Esmurrugadores, seja qual for o nome, são objetos usados ​​para triturar sua erva, tornando-a mais fácil de enrolar e uma erva bem dichavada faz toda diferença para carburação do seu baseado.

Os modelos básicos são constituídos por duas metades, com algumas pontas ou “dentes” de metal, mas podem ser feitos de muitos materiais diferentes devido à quantidade de modelos. Basicamente esses dentes se entrelaçam e passam um pelo outro enquanto você gira os dois lados do seu dichavador um contra o outro, que por sua vez tritura com esses “dentes” a erva por dentro. Simples, não é? Mas quem inventou esse acessório?

A invenção do dichavador

A patente do primeiro dichavador, ou moedor na época, remonta a 1905, quando os australianos Williams Wingfield e John Balding criaram uma maneira fácil de triturar tabaco, maconha e outros materiais vegetais, principalmente para aplicações culinárias e médicas. Antes dessa invenção genial, as ervas eram moídas entre pedras, à mão ou com almofariz e pilão.

Esses métodos realmente produzem pedaços inconsistentes e podem arruinar sua erva delicada. Esse moedor original provavelmente foi um divisor de águas e se repararmos, o design original provou ser amplamente confiável ao longo do século passado.

Os mais variados tipos de dichavador

Os dichavadores geralmente são circulares, lembrando um literalmente um disco, para que possam ser girados triturando as ervas.

Eles podem ser feitos de uma variedade de materiais, os principais:

Dichavador de Metal – caro, mas durável

Plástico – barato, mas quebra facilmente

Madeira – geralmente mais atraente, mas difícil de limpar

Analisando os tipos de dichavador

Lembre-se, embora os dichavadores existam em vários formatos e modelos, o mais importante é a capacidade de realizar sua função principal: triturar sua erva.

As versões de metal geralmente têm um preço mais alto, mas são amplamente preferidas devido à sua eficiência e durabilidade. Os dentes são afiados, a limpeza é fácil e o dichavador pode durar décadas de uso.

Aqueles que buscam designs mais artísticos podem encontrar dichavadores de madeira esculpida, mas a manutenção pode ser um desafio, pois o acúmulo de resina ao longo do tempo manchará o moedor e diminuirá sua funcionalidade. Dichavadores de plástico são os mais leves e acessíveis, mas você tem o que você paga, o tempo de durabilidade não é longo e alguns dentes podem quebrar.

Os dichavadores também vêm em tamanhos diferentes. Com um pequeno você limita a quantidade de flores para dichavar, mas eles são portáteis e fáceis de jogar em uma mochila.

Dichavadores maiores podem triturar mais matéria de uma só vez e tendem ser mais resistentes, facilitando a quebra de qualquer quantidade de flor, mas não são tão portáteis.

O tipo mais comum são os de plástico pelo custo-benefício, mas um dichavador de metal de quatro, ou cinco, peças tem um grande apelo pelas vantagens. Com quatro, ou cinco, partes você consegue filtrar o kief da sua flor. Esses minúsculos tricomas, que parecem uma substância bege em pó a olho nu, se acumulam a cada volta do moedor. Tente polvilhar um pouco no seu próximo baseado e sentirá a potência.

COMO COLETAR O KIEF DO DICHAVADOR

A melhor maneira de raspar o kief de um dichavador é usar um raspador de kief, essa ferramenta parece uma pequena espátula, do tamanho de uma unha. Alguns modelos de dichavadores, de quatro ou mais fases, já contém o raspador.

COMO LIMPAR O DICHAVADOR

Qualquer que seja o seu modelo de dichavador, obviamente você precisará limpá-lo de vez em quando. Conforme o tempo de uso, pequenos pedaços das flores vão se grudando nas laterais do dichavador até que você não consiga mais girar. E para limpar:

  1. Submergir as partes com uma solução de álcool isopropílico, em um saco ziploc ou uma jarra de vidro funciona melhor.
  2. Deixe o moedor de molho por 20 a 30 minutos e agite o recipiente de vez em quando para ajudar a separar os resíduos da planta.
  3. Use um pincel pequeno, por exemplo, um pincel de cerdas duras ou uma escova de dentes para soltar os restos da tela e pequenos cantos. Não se esqueça de lavar cada câmara, raspar os dentes rangentes e esfregar as tampas
  4. Use água morna para enxaguar bem o dichavador. Certifique-se de lavar todo o álcool e qualquer material vegetal restante. Seque com uma toalha limpa.
  5. Quando o dichavador estiver completamente seco, você estará pronto para usar novamente.

COMO LIMPAR O DICHAVADOR DE MADEIRA

Uma dica importante é ficar longe de objetos pontiagudos ou duros, como facas, garfos, etc.

O uso dessas ferramentas no seu dichavador criará pequenos furos ​​e arranhões na madeira, onde mais matéria pode se acumular e se esconder.

Não use sabão, detergente ou qualquer outro tipo de produto de limpeza químico. Embora possa parecer uma boa ideia, não é. A madeira é porosa e pode realmente absorver algumas dessas substâncias. Além disso, produtos perfumados podem deixar um cheiro forte que pode passar para sua erva quando você dichavar.

A limpeza real em um dichavador de madeira é com um pincel pequeno e uma paleta pequena, são os melhores neste caso. Certifique-se de soltar e remover o máximo possível de matéria orgânica.

Se necessário, você pode pegar um pano levemente umedecido e limpar o dichavador de madeira desmontado.

Para uma proteção extra, considere esfregar um pouco de óleo não aromático alimentar, como canola, nas partes onde as madeiras entram em atrito para girar o dichavador. Basta mergulhar um pano limpo em um pouquinho de óleo e aplicá-lo suavemente. Isso tornará a madeira brilhante e lisa e também pode ajudar a impedir que outros resíduos grudem nela. Lembre-se de deixar o moedor secar completamente antes de usá-lo.

Porém, algumas vezes é melhor substituir o dichavador completamente, especialmente se for barato. Isso vale para qualquer tipo de material.

DICHAVADOR ELÉTRICO

Um dichavador elétrico de maconha é um pequeno dispositivo que dichava sua flor sem que você faça o mínimo esforço possível. Geralmente são feitos em modelos maiores e entregam uma erva dichavada fina e fofa, uma boa consistência para enrolar um baseado ou usar no pipe ou bong.

A versão elétrica dos dichavadores realiza a mesma tarefa automaticamente graças às baterias recarregáveis. Muitos usuários usam e gostam desses acessórios, com a lógica que se você usa na sua rotina diária um liquidificador ou uma cafeteira, por que não usar também um dichavador elétrico?

CUIDE BEM DO SEU DICHAVADOR

O sabre de luz vermelho de Darth Vader, a mochila a jato de Buzz Lightyear, o laço da verdade da Mulher Maravilha. Eles obviamente se preocupam com sua ferramenta confiável, sem isso, você poderia argumentar que eles não seriam quem são.

O mesmo vale para maconheiros que se preocupam com a qualidade de sua erva.

Preparar a flor para um baseado ou qualquer outra coisa em uma consistência fina requer um bom dichavador. Um não tão bom pode deixá-lo insatisfeito, mas um bom vai chamar a sua atenção. Com os consumidores se preocupando cada vez mais com a qualidade dos produtos, felizmente esse acessório evoluiu por mais de um século, à medida que a indústria continua inovando.