Existem milhares de variedades de ervas hibridizadas e sativa no mundo, e se você rastrear todas elas até suas verdadeiras origens, provavelmente acabaria em uma Haze. A família Haze é uma espécie de espinha dorsal genética das predominantes sativas mais conhecidas do mundo. Embora a linhagem tenha uma história tão antiga e ilustre, as histórias de sua origem não se confirmam e são boatos.

Uma breve história das sativas Hazes

A lenda diz que dois irmãos desenvolveram o cultivar Original Haze em Santa Cruz, Califórnia, no início dos anos 1970: R. Haze e J. Haze. Os irmãos cruzaram uma strain local mexicana com uma strain local colombiana e, em seguida, cruzaram-na com uma strain local tailandesa. O resultado foi uma flor de cannabis com uma mistura complexa de terpenos terrosos, cítricos e picantes. Ser Haze já é uma razão pela qual associamos as “sativas” a euforias cerebrais que deixam você mental e fisicamente ativo.

Durante a sua concepção, os irmãos estiveram em contacto com David Waston, culturalmente conhecido como “Sam The Skunkman”, pai da lendária variedade Skunk #1. Em seu tempo trabalhando com os irmãos Haze, Sam assumiu a propriedade da genética Original Haze.

Em algum momento da década de 1980, Watson mudou-se para Amsterdã e levou consigo milhares de sementes, incluindo Original Haze. Enquanto estava em Amsterdã, ele começou a trabalhar com Neville Schoenmakers, um criador e cientista australiano de cannabis. A partir daí, Neville recebeu a tocha das Hazes e a usou para criar a famosa Neville’s Haze. Ele também iniciou o banco de sementes que hoje conhecido como Sensi Seeds.

Hoje, centenas de cepas Haze foram cultivadas, e o nome que antes se referia a uma única planta, Haze, agora refere-se a toda uma variedade de cultivares. Abaixo, confira sete das variedades mais populares que carregam seu legado hoje.

Neville’s Haze, a strain que homenageia o fundador do Seed Bank of Holland

A história de como Neville Schoenmaker colocou as mãos nas sementes Haze é realmente um mistério. A história mais contada diz que ele os obteve de Sam, The Skunkman, mas também há histórias de Neville dizendo que ele os obteve dos próprios Haze Brothers. 

Neville criou três híbridos Haze principais: Haze A, Haze B e Haze C. Neville’s Haze é o resultado final do cruzamento de Haze A com a indica Northern Lights #5, e depois do cruzamento dessa cepa com Haze C. As pessoas adoram sentir uma onda feliz e risonha nas atividades diurnas quando a consomem.

Purple Haze, a sativa do Jimi Hendrix

Purple Haze é mais do que apenas uma música de Jimi Hendrix, é também um dos fenótipos do Original Haze. De acordo com histórias do próprio The Skunkman, os Haze Brothers tinham três fenótipos principais de Original Haze: Purple Haze, Silver Blue Haze e Lime Green Haze. Obviamente, Purple Haze é o mais popular deles. 

Seu nome vem de suas flores roxas brilhantes que exalam um cheiro e sabor doce e almiscarado de terpeno, seguido por um efeito relaxante e eufórico.

Amnesia Haze, a sativa perfeita para começar o dia sorrindo

A Soma Seeds de Amsterdã criou a Amnesia Haze cruzando strains locais tailandesas, afegãs e havaianas.

Amnesia Haze tem um perfil de frutas doces e terpenos cítricos. Ela é considerada uma variedade edificante e eufórica, que é boa para melhorar o humor.

Silver Haze, efeitos fortes, porém lúcidos

Silver Haze é uma sativa clássica com duas origens possíveis. Uma fonte diz que veio da Sensi Seeds, cruzando Silver Pearl, uma variedade com genética Skunk e NL, e Haze. 

Outra fonte diz que vieram dos membros originais da Green House Seed Company, que reformularam seu próprio Super Silver Haze e o chamaram de “Silver Haze”. 

Independentemente de como obtivemos o Silver Haze, a única coisa que os consumidores conhecem são seus efeitos. Como muitas sativas de sua época e linhagem, Silver Haze proporciona uma euforia cerebral que energiza os consumidores. 

Super Silver Haze, a sativa favorita para acordar

Super Silver Haze é uma sativa e favoritas para acordar. Alguns minutos e uma xícara de café e te deixam pronto para correr, ou escrever, pelas próximas horas sem precisar de uma única pausa.

Não confunda com a Silver Haze. A Super Silver Haze foi criado na década de 1980 pela Green House Seed Company. Tem um cheiro terroso e levemente gasoso com um sabor picante. Como muitas variedades da época, a genética da Haze e um híbrido Skunk que foi cruzado com Northern Lights #5.

Em 1998, o Super Silver Haze da Green House venceu a 11ª Cannabis Cup.

Lemon Haze

Lemon Haze é uma variedade com sabor cítrico que proporciona uma experiência edificante, uma sativa dominante. Como muitas variedades de limão, seus terpenos produzem uma sensação que não deixa você com sono, mas, em vez disso, deixa você extremamente chapado e feliz. 

Lemon Haze é um cruzamento de Silver Haze e Lemon Skunk. Seu nome vem de seu perfil de sabor cítrico que dá lugar a um efeito relaxante e feliz que funciona muito bem para atividades sociais. Assim como a Lemon G, tem efeitos mais relaxantes do que as pessoas associariam às variedades de Lemon com predominância sativa. Se você fuma muito, não se surpreenda se não quiser fazer absolutamente nada depois.

Além da Lemon Haze, há também a famosa Super Lemon Haze, criada pelo cruzamento de Lemon Skunk e Super Silver Haze. Tanto Lemon Haze quanto Super Lemon Haze fornecem efeitos semelhantes.

Mango Haze

Mango Haze é outra sativa Haze com genética Haze, Skunk #1 e Northern Lights #5. 

Muitas vezes tem um perfil de terpeno terroso, de manga e cítrico. Os efeitos geralmente deixam os consumidores em uma euforia relaxada que funciona muito bem no tratamento de certas doenças. 

Há também um CBD Mango Haze que muitos consumidores procuram para aliviar a dor e a ansiedade.