O que são terpenos canábicos? Quais são os principais tipos? Para que servem? — Esse artigo é um guia completo sobre terpenos presentes na Cannabis


Sumário

  1. O que são terpenos?
  2. O que é o “Efeito Comitiva”
  3. Para que servem os terpenos?
  4. Principais tipos de terpenos

É possível encontrar mais de 100 terpenos na maconha e cada strain tende a ter maior concentração de um dos tipos.

Além do aroma e do sabor, os terpenos também influenciam na ação medicinal e nos efeitos da planta.

Inclusive, cada terpeno tem benefícios e efeitos específicos. Então, enquanto alguns tipos promovem relaxamento, outros aguçam o foco e os sentidos.

Se você quer saber mais sobre o que são os terpenos canábicos, quais são os principais tipos e os respectivos efeitos e benefícios, esse artigo é para você. Vamos lá?

O que são terpenos canábicos?

De forma geral, os terpenos são uma classe aromática de compostos orgânicos presente em quase todas as plantas.

Ou seja, são substâncias naturais das plantas, que lhes fornecem uma variedade de sabor e aromas. São os terpenos que são responsáveis, por exemplo, pelo cheiro e pelo sabor de algumas frutas cítricas, da hortelã e do pinho.

Os terpenos canábicos são, portanto, essas substâncias presentes nos tricomas da Cannabis. E, assim como em outras plantas, são responsáveis por conferir sabor e aroma à maconha.

Além de promover sabor e aroma para as plantas, os terpenos também têm propriedades de uso medicinal e recreativo.

guia de terpenos
Fonte: Leafly

Alguns exemplos de terpenos canábicos são o Linalol e o Limoneno. O Linalol é um ótimo relaxante, enquanto o Limoneno melhora o humor das pessoas.

Essas diferenças entre os tipos de terpenos são fundamentais para definir o efeito medicina de cada strain. Mas essa não é a única questão.

A combinação entre os canabinóides e os terpenos produzem efeitos diferentes no organismo das pessoas. Esse efeito é chamado de “comitiva“.

O que é o “Efeito Comitiva”

Os terpenos aliados aos canabinóides (como THC e CBD) provocam o “Efeito Comitiva” ou “Entourage Effect“.

Ou seja, os terpenos têm ações sinérgicas com os canabinóides, suficientes para modular os seus efeitos. Essa combinação gere um efeito mais intenso de reação, de 4 até 5 vezes maior do que os efeitos dessas substâncias isoladas.

Nesse sentido, existem possibilidades quase infinitas de combinações entre terpenos e canabinóides, que possibilitam efeitos vastos e distintos para cada strain.

Inclusive, alguns estudos sugerem que o Efeito Comitiva é o principal responsável pela eficiência da Cannabis no tratamento de diversas doenças, como epilepsia, anorexia, ansiedade e até estress pós-traumático.

Temperatura de vaporização de terpenos
Temperatura de vaporização de terpenos. Fonte: Honest Marijuana

Apesar de alguns avanços, em razão da sua complexidade, os estudos científicos ainda conhecem pouco sobre o Efeito Comitiva.

Uma pesquisa de 2018 apontou que a combinação de terpenos e os canabinóides são ainda mais eficazes no tratamento de tumores do que o THC isolado.

Nessa hipótese, os efeitos da maconha são mais eficazes no tratamento de câncer do que a maioria das pesquisas sugere a maior parte das pesquisas estudam apenas o THC e não levam em consideração o Efeito Comitiva.

Para que servem os terpenos?

A principal função de todos os terpenos é conferir cheio e sabor. São os terpenos que são responsáveis pelo cheiro e sabor cítrico das laranjas e dos limões. E com os terpenos canábicos não é diferente.

Mas não é só isso. Os terpenos também têm propriedades medicinais e recreativas. Todas essas propriedades dependem de cada um dos tipos.

O fato é que já existem estudos científicos que atestam o potencial dos terpenos na interação entre o sistema endocanabinoide e os demais elementos da Cannabis.

Essa revisão bibliográfica, por exemplo, sugere as propriedades terapêuticas dos terpenos para várias doenças, com bons resultados em doenças inflamatórias, infecciosas e neurodegenerativas.

Essa outra pesquisa analisa os efeitos terapêuticos dos canabinoides além do THC e CBD para tratar dor, inflamação, depressão, ansiedade, dependência química, epilepsia, sintomas de câncer e infecções fúngicas e bacterianas.

O estudo atesta o potencial terapêutico dos terpenos limoneno, mirceno, α-pineno, linalol, β-cariofileno, óxido de cariofileno, nerolidol e fitol.

Principais tipos de terpenos

Como você já sabe, existem vários tipos diferentes de terpenos canábicos. Sendo assim, cada um deles tem suas características, seus efeitos e sua temperatura específica de vaporização.

Aqui estão as características centrais dos principais tipos de terpenos:

Mirceno

As principais características do Mirceno são:

  • Aroma: Cardamomo, cravo, terroso, herbal
  • Temperatura de vaporização: 332ºF (167ºC)
  • Encontrado também em: Manga, capim limão, tomilho, lúpulo
  • Strains: Grandaddy Purple, Amnesia, Trainwreck
Terpeno Mirceno
Mirceno

O Mirceno é, frequentemente, o terpeno mais abundante da Cannabis. Só para ter ideia, uma amostra da strain Blueberry consiste em até 78% de mirceno.

Além disso, em razão do melhoramento genético, algumas strains exibem alta e estável composição de terpeno.

É o caso, por exemplo, da Cannatonic que tem baixa concentração de THC e alta concentração de CBD. E, por isso, bastante comum para o uso medicinal, que tem 63% de mirceno em sua composição.

Em geral, seus efeitos mais comuns são:

  • Sedativo
  • Indutor do sono
  • Relaxante muscular

Cariofileno

As principais características do Cariofileno são:

  • Aroma: Pimenta, picante, amadeirado, cravo
  • Temperatura de vaporização: 266ºF (130ºC)
  • Encontrado também em: Pimenta do reino, cravo, canela
  • Strains: Fire OG, Girl Scout Cookies, Gorilla Glue
Cariofileno
Cariofileno

Assim como o Mirceno, o Cariofileno (ou beta-cariofileno (BCP)) é frequentemente o terpenóide predominante na cannabis e presente também no lúpulo. Consiste até 64% dos terpenos presentes na strain Gorilla Glue, por exemplo.

O agonismo com o CB2 pode ser a função mais importante do BCP contra inflamação, produzindo forte atividade anti-inflamatória em dosagens de 5mg/kg.

Além do mais, também possui significante atividade anti-cancerígena, afetando o crescimento e proliferação de diversas células de câncer.

E, também exerce diversas outras atividades farmacológicas, incluindo cardioprotetor, hepatoprotetor, gastroprotetor, neuroprotetor e nefroprotetor.

Promove a circulação de sangue no cérebro e atenua danos neurológicos no sistema nervoso central. Estudos recentes também sugerem seus benefícios no tratamento da doença de Parkinson, promovendo as funções motoras.

Em ratos com colesterol alto, o tratamento com BCP foi capaz de proteger os tecidos cardíacos por mecanismos antioxidantes.

Vários outros estudos recentes sugerem que o receptor canabinóide CB2 no cérebro tem um papel fundamental em comportamento alimentar, vício e recompensa do álcool.

Um estudo mostra que, de fato, o BCP reduziu o consumo de álcool em ratos. Por outro lado, ainda é capaz de proteger os tecidos do fígado contra o uso crônico de álcool.

Já versão oxidada do BCP, o óxido de cariofileno (BCPO) também é encontrado em plantas fora da Cannabaceae, como no orégano, canela, alho, pimenta do reino e no eucalipto. 

O BCPO não é tóxico e é frequentemente usado como conservante em comidas, remédios e cosméticos e como inseticida.

Diferente do BCP, não possui afinidade com o CB2, no entanto também possui propriedades anticancerígenas, antioxidantes, analgésicas e bactericidas.

A molécula BCPO também tem papel importante no controle de diabetes do tipo 1 e 2, doenças cardiovasculares, hipertensão, doenças renais e condições neurológicas, como a doença de Parkinson.

Em resumo, seus efeitos mais comuns são:

  • Anti-inflamatório
  • Analgésico
  • Protetor gástrico

Humuleno

As principais características do Humuleno são:

  • Aroma: Cravo, amadeirado, terroso
  • Temperatura de vaporização: 222ºF (106ºC)
  • Encontrado também em: Coentro, cravo, manjericão
  • Strains: Death Star, Girl Scout Cookies
Humuleno
Humuleno

Assim como o BCP, o humuleno também pode ser predominante na Cannabis Sativa e no lúpulo, com média de até 52% da fração de terpenos em determinadas strains.

De forma geral, tem efeito anti-inflamatório e anti-cancerígeno. Além do mais, tem efeitos positivos no tratamento de insônia, depressão, nervosismo, delírio, ansiedade e doenças digestivas.

Pineno

As principais características do Pineno são:

  • Aroma: Pinho
  • Temperatura de vaporização: 311ºF (155ºC)
  • Encontrado também em: Pinho, alecrim, manjericão, salsa
  • Strains: Purple Kush, AK-47
Pineno
Pineno

Sabe aquele cheiro de pinho que muitas genéticas de maconha demonstram?

O responsável por isso é o pineno. Bastante comum na natureza, também é um dos terpenos dominantes na Cannabis.

Para ter uma ideia, uma amostra de Bubble Hash chega a conter 48% de pineno. Existem nas variações α-Pineno e β-Pineno.

Além da maconha, também é possível encontrar o pineno no gengibre, na sálvia e na erva doce.

Antioxidante e anti-inflamatório, também possui fortes propriedades anti-cancerígenas que, em combinação com o THC, aumentam ainda mais a eficácia no tratamento do câncer.

Ao ser inalado, exibe efeitos hipnóticos, ansiolíticos e antidepressivos. Os efeitos ansiolíticos podem ser sentidos dias após o pico do acúmulo de pineno, indicando que seu acúmulo no corpo mantém os efeitos ansiolíticos.

Também prolonga o período de sono REM (também chamado de sono profundo) e de atividade cerebral delta. Além do mais, também é um antialérgico e broncodilatador.

Em resumo, seus efeitos são:

  • Anti-inflamatório
  • Anti-cancerígeno
  • Ansiolítico e antidepressivo
  • Anti-bacteriano
  • Broncodilatador e anti-alérgico

Linalol

As principais características do Linalol são:

  • Aroma: Floral
  • Temperatura de vaporização: 388ºF (198ºC)
  • Encontrado também em: Lavanda
  • Strains: Koesher Kush, Sour OG
Linalol
Linalol

O D-linalool (LNL) não é um terpeno predominante na Cannabis. Representa, por exemplo, 25% dos terpenos da Sour OG.

É responsável pelo aroma típico de lavanda que algumas strains têm. Tradicionalmente, usa-se o Linalol para relaxar, tratar infecções parasíticas, queimaduras, picadas de inseto e espamos.

Alguns estudos sugerem que o LNL também tem efeito ansiolítico, estabilizador de humor, sedativo, analgésico, anti-colvulsivo, anti-inflamatório e antibacteriano.

Limoneno

As principais características do Limoneno são:

  • Aroma: Cítrico
  • Temperatura de vaporização: 348ºF (176ºC)
  • Encontrado também em: Cascas de frutas, alecrim, zimbro, hortelã
  • Strains: Hindu Kush, Girl Scout Cookies
Limoneno
Limoneno

O limoneno (LIM) é o responsável por dar o cheiro cítrico na maconha. Ocasionalmente também é o terpeno predominante na Cannabis, como na Girl Scout Cookies, em que consiste 56% de todos os terpenos.

É bastante comum como solvente em diversos produtos de limpeza, perfumes e higiene pessoal. Alguns estudos iniciais com LIM constataram funcionalidades ansiolíticas em ratos.

Também exibe propriedades benéficas contra o câncer de mama, pâncreas e de próstata. Ainda mostra efeitos anti-stress e anti-inflamatórios. Também pode aumentar a duração do sono e ser anti-depressivo, e seu derivativo pode ser anti-convulsivo.

Terpinoleno

As principais características do Terpinoleno são:

  • Aroma: Pinho, floral, herbal
  • Temperatura de vaporização: 366ºF (186ºC)
  • Encontrado também em: Noz-moscada, tea tree, coníferas, maçãs, cominho e lilases
  • Strains: Ghost Train Haze, Agent Orange
Terpinoleno
Terpinoleno

Muitas vezes, o Terpinoleno (TPL) é o terpeno chefe em uma amostra de Durban Poison, cerca de 55% do total.

O TPL demonstra ser anticancerígeno, antioxidante e anti-inflamatório.

Conclusão

Os terpenos são substâncias essenciais de todas as plantas, especialmente em razão do aroma e do sabor que lhe conferem. Com a maconha não é diferente.

Os terpenos canábicos têm características marcantes e um papel fundamental no efeito medicinal dessas plantas. Por isso, é necessário conhecer cada tipo de terpeno e sua função terapêutica para garantir o tratamento adequado e eficaz.

Quando pensamos nas diversas propriedades medicinais das plantas fica mais fácil de entender, por exemplo, porque o chá de canela alivia as cólicas menstruais, o chá de camomila alivia dor de cabeça e a strain Girls Scout Cookies tem efeito anti-inflamatório (em razão do humuleno).

Espero que esse texto tenha te ajudado a esclarecer todas as suas dúvidas. Mas, se faltou alguma informação ou ficou alguma dúvida, não deixe de nos avisar, viu?

É só deixar sua pergunta no comentário. Vamos gostar de conversar com você! 🙂

O que são terpenos canábicos?

Os terpenos são canábicos são substâncias presentes nos tricomas da Cannabis, que lhes fornecem uma variedade de sabor e aromas, além de estabelecer efeitos e benefícios específicos à planta.

Para que servem os terpenos canábicos?

A principal função de todos os terpenos é conferir cheio e sabor. Mas não é só isso. Os terpenos também têm propriedades medicinais e recreativas. Todas essas propriedades dependem de cada um dos tipos.

Quais são os principais tipos de terpenos?

Os principais tipos são:
– Mirceno
– Cariofileno
– Humuleno
– Pineno
– Linalol
– Limonemo
– Terpinoleno