Nem frutos, nem folhas, a maior concentração de THC da maconha está em suas flores. Esse texto vai esclarecer todas as suas dúvidas sobre os famosos “buds”: a flor da maconha.


Sumário

  1. O que é e como se chama a flor da maconha?
  2. Quais são as formas de comprar a flor de maconha?
  3. Tipos de flores de maconha
  4. Como armazenar a flor da maconha de forma correta?
  5. Sinais de degradação das flores de maconha
  6. Como é a flor da maconha — anatomia de uma flor

Diferente do que muitas pessoas pensam, a maior concentração de canabinoides da maconha, está nas suas flores. Não por menos, a flor é a parte mais valorizada das plantas de Cannabis.

Mas, antes de mais nada, você precisa saber que nem toda planta de maconha produz flores. Existem plantas fêmeas e machos.

Somente as plantas fêmeas durante a fase vegetativa de seu ciclo de crescimento, produzem flores — em geral, entre a décima e a décima segunda semana já é possível identificar o sexo da planta e saber se ela vai produzir (ou não!) flores.

O que é e como se chama a flor da maconha? Quais os principais tipos? Como armazená-la? Como saber se ela está boa para consumo? Como é a sua anatomia? — esse texto vai responder todas as principais dúvidas sobre a flor de maconha.

O que é e como se chama a flor da maconha?

Na imagem é possível ver plantas de maconha macho e maconha fêmea
(Foto: WeedSeedShop)

A flor da maconha (ou buds) é a flor das plantas de Cannabis, que estão os tricomas da planta feminina da Cannabis.

Por isso, é a parte da maconha que concentra alto teor de THC, o canabinoida da planta.

Então, ao contrário do que pensam, a flor da maconha é a parte da planta que as pessoas fumam, não são as folhas.

Nas plantas masculinas, as flores de maconha são cobertas por sacos de pólen. Isso faz com que as plantas machos sejam praticamente inúteis para o consumo recreativo.

Inclusive, as plantas masculinas podem inviabilizar um cultivo que estiver em espaço compartilhado, porque têm alta capaciade de fertilização das plantas fêmeas.

As outras formas de chamar as flores de maconha são “buds” ou “camarões“. O termo inglês “bud” significa, em português, botão. E os buds são justamenteo os botões das plantas de Cannabis.

Quais são as formas de comprar a flor de maconha?

Existem duas formas diferentes de comprar a flor da maconha:

Flor solta

Como você já sabe, a flor da maconha é a parte da planta que concentra o alto teor de THC . Por isso, é a parte que as pessoas fumam. a flor da maconha é a parte da planta de Cannabis que é utilizada para fumar, elas também são conhecidas como “camarões” ou “buds”.

flores da maconha soltas

Exemplos de flores soltas
(Fonte: Gina Coleman/Weedmaps)

Em geral, as pessoas trituram (ou dichavam e esmurgam) as flores de maconha (o termo depende da localidade) e depois enrolam (ou bolam) em forma de cigarro ou fumam em algum tipo de cachimbo, bong, pipe ou vaporizador — entre outras formas que as pessoas usam para consumir maconha.

O que chamam de “flor solta” (ou só “solto“) é exatamente o que o nome quer dizer: quando se compra apenas as flores de Cannabis soltas.

Isso também significa que as pessoas não estão (ou, pelo menos, não deveriam estar) comprando caules, folhas ou sementes.

Pre-rolled ou cones 

Outra forma bastante de comprar a flor de maconha, especialmente em países em que a maconha é legalizada, são os baseados “pre-rolled”. É uma forma bastante comum, por exemplo, de comercializar na Holanda.

Como o próprio nome sugere, “pre-rolled” são cigarros pré-bolados, vendidos em formato de cones.

cigarros de maconha

(Foto: Instagram @imprmxeddy)

No entanto, essa é uma boa opção apenas para pessoas (normalmente turistas) que não sabem bolar o baseado.

Afinal de contas, em geral, tem um custo benefício ruim e serem uma mistura da flor da maconha com tabaco. Muitas pessoas não gostam dessa opção por causa do gosto do tabaco.

Não dá para desconsiderar também que o tabaco traz muitos riscos à saúde. Inclusive, durante a combustão, o tabaco solta mais toxinas do que a maconha.

Por isso, uma das estratégias de redução de danos é não misturar a maconha com tabaco. Caso misture, use uma piteira longa e filtro. Isso não diminui o efeito da maconha, mas protege a saúde das pessoas.

Para agregar valor a esses produtos e cobrar um preço mais alto, os produtores trituram a flor da maconha e enrolam cigarros perfeitos para oferecer uma experiência de combustão de alta qualidade com a maior conveniência.

Isso quer dizer que, para triturar e bola os baseados, cobrarão o triplo do preço da flor “solta”.

Na imagem é possível ver um cigarro pre-rolled de flor de maconha.

Pre-rolled comum (Fonte: Gina Coleman/Weedmaps)

A qualidade dos pre-rolls é bastante variável. É possível encontrá-los com maconhas de todos os tipos.

No entanto, é possível encontrar opções “menos sujas”, sem caules e folhas misturadas.

Alguns pré-enrolados são embalados com maconha de alta qualidade, com haxixe, e mergulhados em óleo de Cannabis potente e polvilhados com kief.

Tipos de flores de maconha

Fora do Brasil, existem algumas categorias de flores de maconha. A maioria dos nomes estão em inglês, porque infelizmente essa não é uma realidade do nosso país.

Reserva especial

A reserva especial (ou privada) é um título que descreve os melhores exemplares disponíveis. É a mesma lógica para categorizar vinhos, por exemplo.

Aliás, você já reparou nas semelhanças de amantes de vinhos e Cannabis?

Muitas vezes, a reserva especial carrega a característica de produção própria. Ou seja, o próprio dispensário também é responsável pelo cultivo e pela colheita.

Assim como a comida caseira costuma ser a melhor, a flor de maconha da reserva privada normalmente também tem maior qualidade.

“Top-Shelf”

O termo “Top-Shelf” descreve flores de Cannabis de alta qualidade, o que requer muitos cuidados de cultivo, colheita e curagem.

É exatamente por isso que essas flores têm efeitos mais potentes e, consequentemente, preços mais altos. 

Nesse caso, os produtores se concentram na qualidade ao invés da quantidade. Se você observar de perto, o bud da “Top-Shelf” possui geometria intacta e grande quantidade de tricomas.

Outra característica bastante marcante é que, muitas vezes, as flores de maconha “Top-Shelf” parecem pegajosas ao toque, como algodão doce.

“Bottom-Shelf”

O termo “Bottom-Shelf” descreve plantas de baixa qualidade. Algumas pessoas também chamam esse tipo de “pipoquinha”.

Os dispensários modernos organizam sua maconha por qualidade e guardam esse termo para as flores de menor qualidade, com sabor menos puro e, consequentemente, mais baratas. 

A flor “Bottom-Shelf” é menor e, muitas vezes, possui baixa concentração de THC. Além disso, também pode ser uma mistura com sementes e caules.

Em razão dessas características, também tem uma coloração que tende para o marrom e notavelmente menos tricomas cristalinos.

Como armazenar a flor da maconha de forma correta?

Armaenzar as flores de forma correta é uma preocupação que você deve ter. As orientações são simples, mas (acredite!), fazem toda a diferença: diminua a exposição das flores ao oxigênio, ao calor, à umidade e à luz.

Para isso, armazene suas flores de maconha em um recipiente de vidro hermético e duradouro, protegendo-as do calor e da luz. Esses tipos de potens também tem vedação total e protegem os buds da umidade.

Se possível, prefira frascos de vidro âmbar (aqueles mais escuros). Os potes de vidros tradicionais não protegem as flores da luz.

Quanto maior for seu pote, mais tempo ela ficará exposta. Ou seja, no final do pote, as flores terão qualidade menor do que no início.

Sinais de degradação das flores de maconha

Nesse ponto, surge uma questão importante: “Como saber se as flores de maconha estão boas?” Pois bem, aqui estão os sinais de degradação das flores de maconha:

Cor

flor da maconha
(Fonte: Gina Coleman/Weedmaps)

A qualidade das flores de maconha se revelam de maneira visual.

Quando as flores têm cores verde, roxo e laranja significa aque estão ótimas.

No entanto, com o tempo, vão ficando murchas, em pedaços secos de verde escuro e marrom.

No entanto, existe diferença de uma planta murcha e uma planta bem curada. Uma boa curagem pode aumentar a potência dos efeitos da planta, apesar de tirar a aparência vívida.

No entanto, os tricomas permanecem intactos, mesmo quando as cores não forem mais as mesmas das cores das flores recém-colhidas. Tome cuidado para não confundir.

Cheiro

Com o tempo, a flor de maconha começa a produzir um aroma bastante desagradável. A exposição da maconha ao oxigênio libera um cheiro fermentado e aumenta as chances de fungos.

Gosto

O sabor e a sensação das flores de maconha velhas diferem (e muito!) das flores frescas. Algumas pessoas percebem essa diferença com facilidade.

Os buds velhos e secos são bastante perceptíveis para algumas pessoas, enquanto para outras pessoas a diferença é insignificante.

No entanto, assim que vai degradando, o THCA da flor da maconha se transforma em THC e em CBN, deixando o sabor mais terroso.

Como é a flor da maconha — anatomia de uma flor

Agora que você já está por dentro das informações mais básicas, vamos nos aprofundar um pouco mais e explorar a anatomia de uma flor de maconha.

As principais partes de uma flor são:

tricomas da cannabis
Tricomas (Foto: Resinated Lens)

Tricomas

Os tricomas são como “pequenos pêlos” que parecem cristais, que se desenvolvem ao longo das flores de Cannabis.

Essas estruturas têm diferentes funções nas plantas. Em plantas carnívoras, por exemplo, os tricomas funcionam como armadilhas digestivas.

Em outras plantas, eles servem para protegê-las da invasão de geadas ou de ventos destrutivos.

No caso das plantas de Cannabis, os tricomas abrigam a maior parte da resina com THC.

Antes, acreditava-se que o tecido verde da planta produzia os canabinóides e depois, durante a fase de floração, os transportava para os tricomas.

No entanto, pesquisas científicas descobriram que os próprios tricomas produzem os terpenos e os canabinóides da maconha.

Brácteas

A bráctea de uma flor encapsula as partes reprodutivas de uma planta feminina. Em uma planta de Cannabis, brácteas cercam a inflorescência da flor.

Quer dizer, “inflorescência” é o termo para descrever um grupo ou um conjunto de flores dispostas ao longo de um caule. 

Então, as brácteas lembram a forma de uma folha, mas diferem das pétalas normais. Geralmente, são folhas que protegem a estrutura de flores de uma planta.

No entanto, nas plantas de Cannabis, as brácteas também fazem parte da estrutura da flor.

Cálice

O cálice de uma planta de Cannabis pode frequentemente ser confundido com suas brácteas. Em resumo, é a parte da planta que se forma primeiro e compreende folhas pequenas que espiralam no local em que as flores se ramificam do caule.

Para ser mais específico, os cálices são feitos de sépalas, que são folhas menores que protegem a base da flor.

Os cálices oferecem rigidez às flores de Cannabis e dão proteção estrutural, protegendo os órgãos reprodutivos de danos externos.

O cálice de uma planta de Cannabis é incrivelmente valioso porque contém os pistilos da flor e a maioria de seus tricomas. Eles são, de longe, a porção da flor da Cannabis que tem mais resina.

“Sugar leaves”

anatomia planta da maconha
(Foto: 2fast4buds)

Sugar leaves” são partes de uma folha composta que se assemelham a uma folha inteira.

Uma folha composta é uma folha que tem mais de um folíolo e, geralmente, as vêm em pares ímpares de três ou cinco. 

Elas se chamam assim porque estão perto das flores da maconha e têm alguns tricomas.

Ou seja, são folhas que têm uma pequena quantidade de THC. Inclusive, são extremamente valiosas para a produção de diferentes tipos de haxixe.

Elas variam muito quanto a morfologia, mas sua estrutura na botânica permanece a mesma: crescem com cinco folíolos e possuem bordas serrilhadas.

Estigma (pistilo)

O pistilo de uma planta de Cannabis compreende os órgãos femininos da planta e é composto pelo estigma, estilo e ovário.

O pistilo da Cannabis é uma estrutura longa revestida de resina que retém o pólen para garantir a fertilização. 

Nas várias clonagens de Cannabis, os pistilos podem parecer diferentes, mas sua função reprodutiva permanece idêntica.

Os estigma são projeções que parecem cabelos que crescem a partir do pistilo. Durante o cultivo, os pistilos têm pouco ou nenhum objetivo.

No entanto, na natureza, o estigma funciona como coletor de pólen que fornece às plantas de Cannabis o material necessário para o cultivo de sementes.

Conclusão

Como você viu, as flores de maconha são as principais responsáveis pelos efeitos da planta e, por consequência, são as mais importante para o uso medicinal e recreativo.

Com o caule e a raiz é possível fazer chás muito potentes medicinalmente, mas a maior quantidade de canabinóides da planta, como THC, CBD e CBC se concentram nas flores.

E agora, me conta! Ficou com alguma dúvida? Qual strain tem a flor mais bonita? Tem alguma dica especial de como armazenar as flores de maconha?

É só deixar um comentário por aqui! Vamos adorar conversar contigo 🙂

Como se chama a flor de maconha?

A flor de maconha também é chamada de “buds” ou de “camarões”.

O que significa buds?

Buds são as flores da maconha. Em tradução literal, buds significa “botões” e são justamente os botões da planta de Cannabis.

O que é a flor da maconha?

A flor da maconha (ou buds) é a flor das plantas de Cannabis, que estão os tricomas da planta feminina da Cannabis. Por isso, é a parte da maconha que se fuma, porque é onde está concentrado o teor de canabinóides, como o THC.

Todas as plantas de Cannabis produzem flores?

Não. Apenas as plantas fêmeas da Cannabis produzem flores.

Como armazenar uma flor de maconha de forma correta?

Armazena suas flores de maconha em um recipiente de vidro hermético e escuro, protegendo-as do calor e da luz. Esses tipos de potens também tem vedação total e protegem os buds da umidade.

Como saber se a flor de maconha está boa para consumo?

Normalmente, as flores de maconha boas para consumo estão coloridas (verde, roxa e alaranjada).