Os cachimbos, ou de forma “contemporânea” o pipe, estão disponíveis na maioria dos dispensários e em qualquer tabacaria. Os Pipes são usados ​​há séculos para a necessidade de fumar e foram construídos com uma ampla variedade de criatividade. A flor da ganja é colocada na tigela/bowl, como o nome sugere, e hoje você pode comprar pipes em diferentes formas, tamanhos e materiais, dependendo da sua preferência.

É notável pensar há quanto tempo a cannabis existe e há quanto tempo estamos em sintonia com a planta, existem relatos dessa interação de milhares de anos. A ganja evoluiu ano após ano devido a métodos de cultivo aperfeiçoados, técnicas de reprodução e estudos sobre seus efeitos. Desenvolvendo-se lado a lado com a planta estão os métodos de consumo sobre a erva como o pipe ou as piteiras .

Em particular, os cachimbos e pipes para ervas se adaptaram drasticamente ao longo do tempo. Os Pipes de vidro que conhecemos e amamos hoje nem sempre estiveram disponíveis. Pode parecer estranho para nós, apesar dos cachimbos serem ancestrais, mas o mercado de Pipes de vidro para a maconha só decolou ao longo dos anos.

Antes dos modernos pipes, antes até dos cachimbos de madeira, havia algumas formas antigas de se moldar uma espécie de cachimbo e consumir a ganja, o ancestral Chillum.

Esse tipo de cachimbo de argila originou-se da Ásia e lentamente se espalhou pelo mundo. O chillum de argila existe há milhares de anos e era, e ainda é, parte integrante da cultura Indiana.

A argila foi um dos os materiais mais acessíveis para reunir e trabalhar durante esse período e embora possa ter havido algum vidro disponível, era caro, raro e frágil para ser utilizado como cachimbo.

História e origem do pipe

Os Pipes datam de pelo menos 4.000 anos, com evidências descobertas no antigo Egito, onde restos de cachimbos e folhas de ervas foram encontrados em sarcófagos egípcios desde 2000 a.c.

A prática de fazer fumaça com a cannabis, especialmente em cachimbos, também começou na África há pelo menos 1.000 anos em registros com esse método de uso. Diferentes formatos de cachimbos, como os formatos de bong, são uma invenção Africana, com alguns chegando a pesar 10kg.


https://hashmuseum.com/en/collection/

Cachimbos cerimoniais também têm sido usados ​​pelos nativos americanos, tanto sul-americanos e norte-americanos, ao longo da história, em cerimônias de oração onde a fumaça produzida pelo cachimbo foi pensada para levar orações aos espíritos.

Na guerra os “cachimbos da paz” simbólicos eram apresentados como um gesto de boa vontade e como parte de encontros sociais. Homens santos, conhecidos como Sadhus na Índia e no Oriente Médio, usam “cachimbos secos” como um mecanismo alternativo de fumar o narguilé mais popular, o Chillum.

A origem da palavra Pipe

A palavra “cachimbo” é um mistério e não temos uma confirmação exata sobre essa palavra. Uma das várias hipóteses para sua origem remete ao guarani caatimbó — fumaça (timbó) que vem de erva (caá) queimada.

Alguns estudiosos, especialistas em línguas, dizem no entanto que devemos pensar em ka jingu, de origem africana. Nas línguas da família banta, este ka é um prefixo diminutivo, e jingu uma espécie de cachimbo. Nei Lopes, no Novo dicionário banto do Brasil, afirma que a palavra teria suas raízes no quimbundo kuxiba, “chupar”.

“Cachimbo” desconcerta os etimólogos porque o mesmo aparelho para fumar, em outros idiomas, soa diferente. Em francês, é pipe. Em espanhol, pipa. Em finlandês, piippu. Em inglês, pipe. Em italiano, pipa. Em alemão, Pfeife. Em holandês, pijp. Em irlandês, píopa. E todos procedem de *pipa, do latim vulgar, em conexão com o verbo latino pipare, “chiar”. A alusão ao chiado tem a ver com o ruído que se faz nas cachimbadas.

O surgimento dos pipes modernos

De acordo com o escritor de história da cannabis Richard Gregory, os chillums centenários da Índia foram os primeiros cachimbos específicos de ervas a chegar aos Estados Unidos, importados durante a década de 1960 por americanos hippies.

Os pipes de vidro são uma invenção relativamente nova dos últimos 40-50 anos. Quando o pipe de vidro surgiu em meados dos anos 70, ele representou um afastamento dos tradicionais cachimbos de tabaco e erva nativa da sua época, que em sua maioria eram fabricados com madeira, combinando elementos e formas de ambos.

Mais recentemente, cachimbos esculturais detalhados chamados de “peças de vidro inebriantes” estão sendo adotados por grandes instituições de arte.

Em uma postagem no Instagram de 2021, o Corning Museum of Glass chamou a fabricação dos pipes de vidro de “uma das áreas de produção de vidro de arte que mais cresce no século 21”. Os pipes de vidro evoluíram para uma forma de arte única, que às vezes pode custar até seis dígitos.

Mas embora hoje os pipes sejam amplamente usados ​​e vendidos, eles não foram isentos de controvérsias legais no passado.

Em 2003, o Departamento de Justiça dos EUA montou uma operação secreta apelidada de “Operação Pipe Dreams” , que tinha como alvo dezenas de sopradores de vidro em todo o país, entre os acusados estava o ícone da cultura pop e defensor da cannabis Tommy Chong, sob acusação de “tráfico de parafernália de drogas ilegais .”

As sentenças resultantes, incluindo a sentença de 9 meses de prisão de Chong, e a controvérsia em torno inspiraram a próxima geração de sopradores de vidro e provocaram um ressurgimento da fabricação de pipes.

Como funciona o pipe

Usar um cachimbo é uma das maneiras mais simples, diretas e divertidas de fumar cannabis. Para começar a fumar com cachimbo:

  1. Pegue uma pequena quantidade de flor e quebre-a com as mãos ou use um dichavador. Coloque a flor na tigela do pipe, o segredo é não sobrecarregar a tigela. Não é necessário encher toda tigela, isso restringirá o fluxo de ar tornando mais difícil fumar.
  2. Segure o cachimbo na palma da mão e coloque o dedo ou o polegar sobre o carburador, isso depende do tipo de pipe que estiver usando, ficará na lateral da extremidade do cachimbo.
  3. Acenda o isqueiro perto da superfície da tigela e inspire, mantendo o dedo no carburador. Isso atrai a chama para a tigela e consequentemente para a erva, criando a fumaça para inalar.
  4. Uma vez que sua flor começa a queimar, já pode tirar o isqueiro de perto da tigela. Você pode ficar cobrindo e descobrindo o carburador usando um movimento de batida enquanto inala. Expire e repita até fumar toda a cannabis na tigela

A anatomia de um pipe

Adaptado e evoluído de cachimbos tradicionais usados ​​para tabaco, o pipe moderno de cannabis compartilha as mesmas características principais. Um pipe é composto por:

Tigela: Região redonda onde a cannabis é colocada e acesa.

Câmara: O espaço entre a tigela e o bocal, por onde a fumaça passa.

Bocal: onde você atrai a fumaça para os pulmões

Carburador (opcional): Orifício na lateral, geralmente na tigela, que é tampado e destampado para regular o fluxo de ar ao inalar.

Os pipes hoje são feitos com mais frequência de vidro borossilicato, pois o meio é incrivelmente versátil, mas também podem ser feitos de metal, madeira, cerâmica e muitos outros materiais. Eles também podem variar muito em forma e tamanho, bem como em complexidade, funcionalidade e disponibilidade.

Diferentes tipos de pipe

Devido ao ressurgimento dos pipes, hoje no mercado existem muitos tipos que variam mais o material do que o tipo do pipe, tem até cachimbos artesanais inspirados na literatura e no cinema. Isso faz com que você possa ter o pipe de acordo com seu estilo!

Spoons/Colheres

São os mais conhecidos, os pipes “colheres” são os mais comuns para fumar. Os Pipes ficam na palma da mão, em alguns lugares você pode ouvir o nome “cachimbo de mão” e são compostos por uma tigela na qual você coloca a flor e um caule de onde você inala a fumaça.

Há um orifício no fundo da tigela que permite que a fumaça atravesse o caule, bem como um orifício maior na lateral, conhecido como carburador, que permite que regule o fluxo de ar.

One-Hitter

One-hitters, que também eram chamados de chillums mas são outra categoria, são pequenos tubos, normalmente de 2 a 4 polegadas, ou 5 a 10 centímetros, longos e em forma de tubo com um bocal em uma extremidade e uma pequena abertura para flor de cannabis na outra.

Esses cachimbos são chamados de one-hitters porque a quantidade de erva que eles podem conter geralmente é pequena, o equivalente a uma fumada.

Steamrollers

Os Steamrollers combinam características dos Pipes de mão e de um One-Hitter. Eles são tipicamente cilíndricos, de forma semelhante a um One-Hitter, mas tem certos recursos de um Pipe de mão, como carburador e uma tigela maior.

A principal diferença entre um Steamrollers e um Pipe é a área aberta na frente que permite maior fluxo de ar.

Chillum

Um chillum é um cachimbo cônico que é usado para fumar cannabis. Acredita-se que tenha se originado na Índia e foi registrado pela primeira vez em inglês no final do século XVIII.

A palavra historicamente se referia a um cachimbo de narguilé, sua tigela ou a substância fumada nele. Um chillum é essencialmente adaptado para uso portátil, geralmente é feito de argila mas também podem ser feitos de madeira, pedra, metal ou vidro.

Cachimbos pop

Ícones da cultura pop ao longo da história também inspiraram suas próprias categorias de cachimbos, incluindo o cachimbo Sherlock, dado em homenagem ao icônico personagem, e o Gandalf, que já foi chamado de cachimbo da igreja e posteriormente associado ao mago Gandalf de da série “O Senhor dos Anéis”, este cachimbo é semelhante ao Sherlock, porém mais longo.

Vantagens de fuma no pipe de vidro

Os pipes de vidro são populares por diferentes razões dos consumidores. A principal, o vidro tem um ponto de queima e resistência ao calor muito maiores do que a argila ou a madeira, ou seja sua peça será um investimento que ficará com você por anos.

Outra razão importante é que os tubos de vidro são extremamente fáceis de limpar, um ponto importante para redução de danos e higiene. A vantagem é que, como não são tão porosos quanto a argila ou a madeira, não absorvem a sujeira e a fuligem como outros materiais.

Eles podem ser limpos e higienizados com álcool após cada uso sem se preocupar em degradar o pipe ou danificá-lo de alguma forma.

Outro ponto em relação a porosidade e saúde, uma vez que fumar pode ser uma experiência comunitária, é que o vidro pode ser uma ótima alternativa em relação ao baseado, tubos de metal, pedra, madeira e bocal de caneta vape de plástico porque o vidro borossilicato tem quase zero de porosidade superficial.

Sendo a superfície da maioria dos materiais porosos, o vidro não fornece locais para bactérias e vírus se esconderem para escapar da desinfecção.

Mais uma ideia de redução de danos com o Pipe é substituir os isqueiros de butano tradicionais, se você quiser evitar um sabor de butano em sua tigela, por pavio de cânhamo, um pedaço ceroso de corda de cânhamo que inflama facilmente, mantém uma queima uniforme e não emite um sabor indesejável.

Como limpar seu pipe

Limpar o seu pipe é bem mais fácil que limpar um bong, especialmente se você fizer isso regularmente. Caso não faça, você pode obter um acúmulo de resina que leva mais tempo para se decompor.

Existem dois métodos muito simples para limpar o pipe de vidro: ferva-o em água ou mergulhe-o em álcool isopropílico. Limpando o pipe com frequência provavelmente só precisará de cerca de dez minutos de molho em água fervendo antes de enxaguar o cachimbo, certifique-se de que toda a resina tenha saído e seque-o.

Se já faz um tempo, ou você está procurando reviver um item antigo, você pode mergulhar em álcool por até 12 horas para quebrar a resina.

Caso seu pipe seja de metal o processo é praticamente o mesmo que o de vidro, a diferença é que o metal precisa de mais tempo para absorver.

Se sua situação é o pipe de madeira, o melhor a fazer é desmontá-lo e usar uma ferramenta, existem escovas próprias para limpeza de pipes, para esfregar os detritos da madeira. Após, você pode enxaguar o pipe com água e deixá-lo secar, e certifique-se se secou completamente antes de usar, pois a madeira pode absorver umidade o que levaria a uma experiência desagradável.

Os pipes costumam ser acessíveis, defina um orçamento e faça pesquisas para encontrar o cachimbo perfeito. Lembre-se, tenha em mente que os materiais e o tamanho do cachimbo, não as cores, são o que influencia a qualidade da sua fumaça.

Pipes, como dito antes, são divertidos e fáceis mas esteja atento para não faltar ganja dentro de uma roda e garantir que todos tenham a melhor experiência ao fumar e tradicionalmente, o dono da flor acende primeiro.