Passo a passo: como extrair o óleo de Cannabis em casa

Óleo de maconha

O óleo de Cannabis tem propriedades medicinais e recreativas. Aprenda a fazer o processo de extração do canabidiol em casa.


Sumário

  1. O que é e para que serve o óleo extraído de Cannabis?
  2. Como escolher a melhor strain para extrair o óleo de Cannabis?
  3. Maneiras seguras e efetivas de extrair o óleo de Cannabis
  4. Mãos à obra! — a receita para extrair o óleo de Cannabis
  5. Passo a passo para extrair o óleo da Cannabis

Talvez você já saiba que o óleo de Cannabis tem diversas propriedades medicinais e recreativas. Inclusive, é bastante usado no tratamento de doenças como epilepsia e esclerose múltipla.

O que talvez você não saiba é que é possível fazer a extração em casa. Imagine como seria sua vida se você pudesse produzir o seu próprio óleo de Cannabis?

É isso, através de um processo simples, você pode extrair a quantidade de óleo que você precisa, a qualquer momento, de acordo com suas necessidades.

E o melhor: além de representar bastante autonomia, é uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro.

Pensando nisso, o objetivo desse artigo é trazer toda informação que você precisa para ser capaz de extrair o seu óleo de Cannabis. Vamos lá?

O que é e para que serve o óleo extraído de Cannabis?

Antes de mais nada, você precisa conhecer os diversos benefícios do óleo de Cannabis. Nós temos vários artigos mais profundos sobre esse assunto. Vale a pena reservar um tempo para ficar por dentro do tema.

Se você já sabe os motivos pelos quais vai usar o óleo, pode pular direto para o próximo capítulo, que vou te mostrar como extraí-lo.

seringas de cbd
Fonte: (RAW MMC, 2018)

Mas, se ainda não é o seu caso, vou fazer um resumo rápido por aqui.

Para começar, o óleo de Cannabis é uma substância com um alto grau de concentração dos componentes químicos da Cannabis.

É um produto que realmente tem muitas utilidades diferentes, desde ingrediente para culinária até para fins terapêuticos.

Existem pesquisas científicas que comprovam sua eficiência no tratamento de sintomas de muitas doenças e também para aliviar os sintomas dos efeitos colaterais de tratamentos abrasivos como, por exemplo, os tratamentos de câncer e HIV.

A forma de usar o óleo de Cannabis varia bastante de acordo com o tipo de tratamento. O mais comum é pela ingestão de pequenas doses através de seringas descartáveis ou conta gotas.

Agora que você já sabe o que é, antes de ir para o passo a passo de como extrair o óleo de Cannabis, é importante escolher de forma correta a variedade de maconha para fazer o óleo. E a sua escolha, deve se basear em alguns critérios.

Como escolher a melhor strain para extrair o óleo de Cannabis?

Existem diferentes tipos de plantas de maconha: as strains (ou cepas). Essa classificação serve para categorizar as plantas conforme as suas propriedades e características específicas.

Essa diversidade consiste especialmente em relação às concentrações de THC, CBD e terpenos — e, consequentemente, sua potência e aroma.

Escolher a variedade que melhor se adeque ao tipo de tratamento que você está buscando é essencial. Caso contrário, você pode não alcançar o efeito que esperava e o resultado pode ser frustrante.

Muitos pacientes escolhem iniciar com variedades que têm maior quantidade de CBD. Normalmente, tratam-se de casos de tratamento de doenças, como as dores crônicas.

No entanto, strains ricas em THC também podem ser benéficas em algumas situações, como, por exemplo, no tratamento de pacientes com câncer.

Mas, para que não fiquem dúvidas, é importante compreender a relação das principais doenças e a eficácia das diferentes variedades de Cannabis no seu tratamento. Esse artigo pode te ajudar nisso 🙂

Maneiras seguras e efetivas de extrair o óleo de Cannabis

Existem muitas metodologias e procedimentos diferentes para extrair o óleo de Cannabis.

Cada uma dessas formas tem seus benefícios e suas desvantanges. Você precisa decidir qual forma se adequa melhor à sua realidade.

Alguns métodos usam solventes tóxicos, como, por exemplo, o butano e o hexano. O uso destes solventes pode deixar resquícios no produto final e prejudicar nossa saúde.

Esses são os principais solventes utilizados na extração do óleo de maconha:

Extração com dióxido de carbono (CO2)

Essa metodologia se baseia no uso de dióxido de carbono sob alta pressão e temperaturas extremamente baixas. O que permite preservar e manter toda a pureza do óleo da Cannabis.

A desvantagem é que o custo do procedimento é alto e requer uma estrutura de laboratório e conhecimento técnico específico.

Extração com Etanol

A extração com Etanol é um dos métodos mais populares para extraior o óleo de Cannabis.

É uma metodologia que possibilita a produção de um óleo de qualidade muito alta. A desvantagem é que o álcool pode destruir alguns componentes terapêuticos da maconha, o que pode diminuir a eficácia do medicamento.

Extração com azeite de oliva

O azeite extra virgem ou qualquer um de seus derivados também são utilizados na extração do óleo de Cannabis.

Inclusive, é um método bastante seguro para extrair o óleo de maconha e, por ser um ingrediente comum, também é barato.

No entanto, por outro lado, é altamente perecível em razão do uso do azeite de oliva.

Extração com Glicerina vegetal

A glicerina é uma substância muito utilizada na produção de medicamentos e cosméticos. Tem grande poder umectante e é um ótimo solvente.

A extração do óleo de Cannabis com glicerina é um método que tem ganhado bastante popularidade, especialmente porque é fácil de executar e tem garantia de segurança na qualidade do produto final.

Mãos à obra! — a receita para extrair o óleo de Cannabis

Depois que você já escolheu a strain, vamos para a parte prática. “Afinal de contas, o que você precisa ter e fazer para extrair o óleo de Cannabis?” Vamos lá.

Como você já sabe, existem muitas formas e metodologias diferentes. Aqui, vamos falar de uma metodologia rápida e simples, que usa a glicerina vegetal.

Eu aposto que você vai se surpreender do quão simples é todo o processo 🙂

Algumas instruções pré-extração

Mas, antes de começar, vamos para algumas instruções pré-extração:

  • Extrair o óleo da Cannabis é uma tarefa simples, mas não se esqueça que você está produzindo um medicamento. Então, precisa tomar todo cuidado, ok?
  • A limpeza do ambiente de trabalho é um dos pontos mais importantes.
  • Fazer o procedimento em um ambiente livre de contaminação é fundamental para produzir de um medicamento de qualidade.
  • Outro ponto importante diz respeito aos materiais utilizados. Deve-se priorizar materiais que sejam descartáveis ou então você deve submetê-los a um processo de esterilização antes de começar.

Materiais necessários:

Para extrair o óleo de Cannabis, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Maconha de alta qualidade (100g);
  • Panela elétrica, ou qualquer outro aparelho utilizado para aquecimento e que você consiga controlar a temperatura;
  • Uma sacola de pano, com uma tela no fundo, para ser utilizada como se fosse uma peneira;
  • Gelo seco (1 kg);
  • 1 Balde;
  • Glicerina vegetal bi-destilada (1 litro);
  • 1 Coador de café;
  • Uma vasilha ou recipiente para coar o produto;

É importante lembrar que o passo a passo se baseia no uso de uma maconha de alta qualidade. Esse é um ingrediente fundamental para que o processo dê certo, ok?

Ou seja, você precisa usar próprias flores da planta, pois lá é que estão os cristais que têm as substâncias terapêuticas da maconha.

Então, vamos lá.

Passo a passo para extrair o óleo da Cannabis

Finalmente, aqui vai o passo a passo para extrair o óleo de Cannabis:

como extrair o óleo de cannabis
Fonte: Istockphoto, 2018

1. O primeiro passo é colocar a maconha dentro da sacola, com o gelo seco, e começar a bater dentro de um balde.

O objetivo dessa etapa é quebrar os tricomas das flores, que são as estruturas que contém os canabinóides THC e CBD

2. Assim, vai se formar uma crosta de pó no fundo do balde. Quando ele estiver com a coloração bem esverdeada você já pode parar.

Esse pó também é conhecido como Kief e também é utilizado para outros fins. Mas como o nosso objetivo é a produção do óleo, ainda faltam algumas etapas.

3. Depois disso, você deve colocar todo o pó dentro da panela elétrica, ajustar a temperatura para 80°C e ir adicionando a glicerina vegetal aos poucos.

Essa etapa é muito importante. Para que aconteça uma boa homogeneização, é bom ir mexendo periodicamente.

Se você for utilizar um fogão, é bom que você tenha um termômetro, para ir ajustando a temperatura. Essa etapa do processo é um pouco demorada e leva cerca de 4 horas até que toda a mistura esteja completamente homogeneizada. Bastante tempo, né? Mas o resultado final vai valer a pena.

4. Depois que terminar a etapa de homogeneização, basta coar o produto final. Pronto! O óleo já está pronto para ser envasado.

Inclusive, recomenda-se que se use frascos herméticos para o armazenamento.

Se ainda ficou alguma dúvida, aqui estão alguns videos que podem te ajudar no preparo:

Usando etanol:

Usando glicerina:

Conclusão

O processo para extrair o óleo de Cannabis demanda alguns cuidados — como a escolha certa da variedade da maconha e o custo de alguns equipamentos. Mas, de forma geral, é bastante simples.

E a simplicidade é só uma das vantagens. Afinal de contas, depois disso, você terá total controle sobre o processo e pode fazer o óleo nas quantidades e da forma que se adequa melhor ao seu objetivo.

E se você precisar de ajuda, o nosso blog é o lugar certo para procurar. Tem muito mais informação de qualidade por aqui.

E aí, ficou com alguma dúvida? É só enviar um comentário! Vamos gostar de te ajudar!

Como escolher a melhor strain para extrair o óleo de Cannabis?

Para escolher a melhor strain para extrair o óleo de Cannabis você precisa conhecer a relação das principais doenças e a eficácia das diferentes variedades de cannabis. Depois é só optar por aquela que tem resultados melhores para o seu caso.

Quais solventes são usados para extrair o óleo de Cannabis?

– Glicerina vegetal
– Azeite de oliva
– Etanol
– Dióxido de Carbono (CO2)

Quais são os materiais necessários para extraior o óleo de Cannabis?

– Maconha de alta qualidade (100g);
– Panela elétrica, ou qualquer outro aparelho utilizado para aquecimento e que você consiga controlar a temperatura;
– Uma sacola de pano, com uma tela no fundo, para ser utilizada como se fosse uma peneira;
– Gelo seco (1 kg);
– 1 Balde;
– Glicerina vegetal bi-destilada (1 litro);
– 1 Coador de café;
– Uma vasilha ou recipiente para coar o produto