Clone de maconha pode parecer algo futurístico ou altamente tecnológico, quando na verdade é muito mais simples do que você possa imaginar. 

Existem muitos benefícios em clonar suas plantas de cannabis, mas a principal vantagem é que permite que você preserve a genética específica de uma planta quase indefinidamente. 

Em resumo, basta pegar uma muda de uma planta e dar tempo para ela desenvolver raízes. Fácil, não?

E o melhor de tudo: NÃO CUSTA NADA!

Este artigo traz em 7 passos, literalmente tudo o que você precisa saber sobre como clonar plantas de cannabis. 

São 7 minutos de leitura que irão te proporcionar esse precioso conhecimento.

Vamos juntos?

O QUE SÃO OS CLONES DE MACONHA?

Os clones de cannabis são cortes retirados de uma planta saudável em estado de crescimento vegetativo. 

Depois de criarem raízes, essas mudas se transformam em plantas com exatamente a mesma genética da planta que originou o corte.

Veja bem, quando você compra sementes de cannabis de um banco respeitado, cada semente deve conter a genética de sua mãe e de seu pai. 

No entanto, não é raro após germinar suas sementes, você perceber que suas plantas (ou fenótipos) individuais são bem diferentes. 

Isso ocorre porque eles podem expressar a genética transmitida de seus pais de maneiras diferentes, assim como você pode parecer muito diferente de seus irmãos. Entendeu?

Então, se você encontrar uma planta com características particulares que você goste ( como cheiro, sabor, rendimento, tamanho, etc.), a clonagem permite que você preserve essa genética.

Vale muito a pena, não?

ESCOLHENDO A PLANTA CERTA PARA CLONAR

A clonagem da maconha permite preservar os melhores atributos de uma genética específica. Assim, você deve ser bastante seletivo quanto às plantas de onde for extrair seus clones.

Fique de olho naquela planta que parece superar suas irmãs; aquela que cresce mais rápido, mais forte, cheira melhor ou rende mais. Essa é a planta que você deseja clonar.

Algumas características que atraem a maioria dos jardineiros:

  • Alta potência e produção de resina
  • Sabores diferenciados
  • Alturas gerenciáveis e crescimento robusto
  • Grandes rendimentos
  • Floração rápida
  • Aromas exóticos
  • Resistência a pragas, fungos e outros patógenos

Fonte da imagem: Marola Braba 

Ao cultivar a partir de sementes, alguns jardineiros optam por clonar as suas plantas enquanto elas crescem em estado vegetativo . 

Uma vez que essas primeiras plantas são colhidas, mantêm apenas os clones de maconha mais saudáveis ​​da planta de que mais gostaram.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA CLONAR MACONHA

  1. Uma planta mãe saudável
  2. Um bisturi, navalha ou tesoura afiada
  3. Cubos iniciais (lã de rocha, etc.)
  4. Enraizante
  5. Iluminação suave para os clones: um CFL de baixa voltagem
  6. Álcool para desinfetar suas ferramentas

COMO FAZER UM CLONE DE MACONHA

Quando se busca obter bons resultados ao clonar plantas de maconha, existem alguns fatores essenciais a serem considerados.

Para ajudar seus clones a desenvolver raízes saudáveis, plante em um meio bem arejado e que retenha bastante umidade. 

Melhores resultados costumam ser obtidos com o uso de cubos de lã de rocha, pois eles permitem elevado fluxo de ar e boa retenção de umidade. 

Se possível, providencie uma bandeja de plástico (ela irá ajudar a segurar os cubos e a reter água) e uma cúpula para reter a umidade ao redor de seus clones.

Passo 1 – Prepare suas ferramentas

Fonte da imagem: Eco Warrior Princess on Unsplash 

A limpeza é a chave para obter e cultivar clones saudáveis. Certifique-se de lavar as mãos antes de manusear suas plantas e esterilizar sua navalha, bisturi ou tesoura.

Quando retiramos mudas de uma planta, tanto a mãe quanto as mudas correm um risco maior de desenvolver infecções causadas por bactérias que estão no ambiente. 

Lavar as mãos e esterilizar o equipamento diminui o risco dessas bactérias causarem problemas nos cortes ou na mãe.

Passo 2 – Prepare o meio e o enraizante

Para ajudar a acelerar o processo de clonagem da maconha, organize sua área de trabalho antes de fazer o corte, deixando ao seu alcance todo o material que irá precisar.

Além disso, umedeça levemente os blocos de lã de rocha antes de iniciar a clonagem. Mas cuidado para não exagerar; clones gostam de alta umidade e um meio levemente úmido, mas eles podem apodrecer em um meio que está encharcado.

Passo 3 – Selecione um corte

Se liga só. Você até pode tirar mudas de plantas que já estão em floração, apesar de o indicado ser tirar de plantas em crescimento vegetativo. 

Isso porque as estacas retiradas de uma planta com flor podem demorar mais para enraizar e apresentar um crescimento mais lento. Elas também precisarão revegetar por cerca de 2 a 3 semanas antes que você possa trocar para floração novamente.

Fonte da imagem: Marola Braba 

Os melhores clones de cannabis são retirados de uma planta saudável.  Quanto mais saudável for o corte, mais rápido ele enraizará e crescerá. 

Em geral, sempre que for clonar plantas de cannabis busque tirar mudas da parte inferior da planta. Normalmente os galhos inferiores recebem menos luz e produzem botões menores. Certifique-se também de que seus cortes tenham pelo menos dois nós.

Passo 4 – Faça o corte

Sempre que for clonar plantas de cannabis, procure fazer um corte preciso em ângulo de 45 ° abaixo do último nó de sua muda. Isso aumentará a área da superfície de enraizamento, ajudando a desenvolver mais raízes e crescer mais rápido.

Fonte da imagem: Marola Braba

Depois de tirar a estaca, insira a ponta no enraizante e coloque-a diretamente na lã de rocha. Depois, remova as folhas inferiores do clone, deixando apenas as folhas superiores e a ponta intactas. 

Por fim, apare as pontas das folhas restantes do clone para promover a fotossíntese e a absorção de água. 

Isso reduz a área de superfície das folhas restantes e também retarda a evaporação, ajudando seus clones jovens a reter mais água à medida que suas raízes se desenvolvem.

Passo 5 – Coloque uma cúpula sobre os clones de maconha

Depois que o clone de maconha for plantado e aparado , é hora de ir para uma cúpula. Isso vai permitir manter a umidade, extremamente importante nessa etapa. 

Os clones precisam de umidade alta em seu ambiente, isso porque absorvem água por meio de suas folhas até que desenvolvam suas raízes. 

Fonte da imagem: Marola Braba 

Depois de colocá-los em uma cúpula, mantenha seus clones em um ciclo de luz 18/6 (18 horas acesos, 6 horas apagados) sob uma lâmpada fluorescente de baixa potência.

Vale muito o investimento em um propagador ou estufa se você deseja produzir bons clones. Embora sejam normalmente usados ​​para mudas, eles oferecem o ambiente perfeito para os seus clones.

Passo 6 – Verifique seus clones diariamente

Verifique seus clones diariamente para monitorar sua saúde e garantir que eles tenham água suficiente para alimentar seu crescimento. 

Se a umidade em sua cúpula ou propagador cair, borrife as folhas de seus clones levemente com água não clorada. Além disso, se alguns de seus clones morrerem, remova-os imediatamente para que não apodreçam e espalhem mofo para seus outros clones.

Os clones podem levar de 10 a 14 dias para desenvolverem suas raízes, mas alguns podem demorar mais. Quando as raízes possuem de 3 a 5 cm, elas já estão prontas para serem transplantadas.

Passo 7 – Transplante seu clone de maconha

Para transplantar um clone para o solo, lembre-se de trabalhar em um ambiente estéril e preparar os vasos com substrato preparado previamente. Considere também o uso de luvas para remover seus clones do meio e plantá-los (lembre-se de cobrir completamente as raízes do clone).

Clonando na lã de rocha

Fonte da imagem: Marola Braba 

  1. Mergulhe seus cubos de lã de rocha em água ligeiramente ácida (considere um pH de 5,5) por 2–3 horas.
  2. Faça pequenos furos no meio de seus cubos usando uma tesoura esterilizada.
  3. Corte seguindo as instruções passadas acima.
  4. Mergulhe seu clone no gel de enraizamento e prenda-o no buraco de um cubo de lã de rocha encharcado.
  5. Coloque seu clone em seu propagador ou cúpula e molhe-o levemente com um pouco de água para manter a umidade alta.

Clonando no solo

  1. Prepare seu solo e vasos. Utilize uma mistura leve com perlita (pelo menos 25–50% por volume). Não use solos fertilizados, pois eles irão queimar suas mudas.
  2. Regue bem o solo e deixe escorrer.
  3. Pegue sua estaca, mergulhe-a em um agente de clonagem e coloque-a direto no solo.
  4. Limpe levemente o solo ao redor do caule do clone para mantê-lo no lugar.
  5. Mova seu corte para um propagador ou cúpula e borrife-o com água para aumentar a umidade.

Fonte da imagem: Marola Braba 

Ao clonar plantas de cannabis no solo, você pode mantê-las em seus vasos até que elas cresçam (isso pode levar de 3 a 4 semanas ou mais, dependendo do tamanho dos vasos iniciais e do crescimento dos clones). 

Se estiver usando copos plásticos como potes, faça o transplante assim que suas raízes começarem a alcançar as laterais do copo.

Clonando na água

Se você não tem acesso ao solo ou à lã de rocha, pode clonar a cannabis diretamente na água.

  1. Encha um recipiente (uma garrafa alta e estreita de vidro ou plástico funciona bem) com água não clorada (com um pH em torno de 5,8–6).
  2. Pegue a sua muda, mergulhe-a no gel de enraizamento e coloque dentro do seu recipiente com água.
  3. É necessário trocar a água a cada 2 ou 3 dias para evitar que bactérias e / ou algas se formem ao redor de seus clones.

É POSSÍVEL FAZER UM CLONE DE MACONHA SEM USAR ENRAIZANTE?

Esta é uma pergunta comum, em fóruns de discussão pela internet. E a resposta é sim, é possível clonar mudas de cannabis sem usar enraizante ou qualquer outro tipo de hormônio de enraizamento. 

Na verdade, existe até quem prefira clonar sem o uso desses hormônios, deixando que as plantas desenvolvam suas raízes naturalmente.

Se você quiser tentar clonar cannabis sem gel de enraizamento ou hormônios, tente o seguinte:

  1. Prepare um recipiente opaco com água não clorada.
  2. Pegue a sua estaca e coloque-a imediatamente na água. Apare suas folhas inferiores para que não fiquem na água.
  3. Coloque o corte em uma janela, longe da luz solar direta.

Para obter os melhores resultados possíveis, mantenha a temperatura ambiente entre 23 e 25 ° C. As raízes se formarão em cerca de 8 a 10 dias, e alguns clones estarão prontos para transplante após 3 semanas, mas isso pode variar. 

Você saberá que seus clones estão prontos para serem plantados assim que desenvolverem raízes de pelo menos 3 a 5 cm de comprimento. 

Você também pode adicionar aspirina moída ou vitamina b1 à água para ajudar suas plantas a enraizarem mais rapidamente.

CUIDANDO DOS CLONES DE MACONHA

Os clones são frágeis e precisam dos cuidados certos para sobreviver.  Basicamente, seus clones precisam da temperatura e umidade adequadas para que possam produzir bons resultados.

Criando o ambiente perfeito para os clones de maconha

Temperaturas entre 23 e 25 ° C e umidade do ar entre 75 e 85%, são condições em que os clones se desenvolvem bem, independente do meio em que estão sendo clonados. 

Existem várias maneiras de manter a temperatura e a umidade para ajudar seus clones a desenvolver raízes saudáveis ​​o mais rápido possível:

Fonte da imagem: Unsplash 

  • Use um tapete térmico embaixo da bandeja de clonagem para manter as temperaturas ideais se você vive em um lugar mais frio.
  • Adicione perlita na parte inferior da bandeja para reter a umidade.
  • Logo após a clonagem, pulverize as folhas do seu clone e o interior da sua bandeja com água para aumentar a umidade do ambiente.
  • Use um termômetro / higrômetro para medir o nível de temperatura e umidade em sua bandeja de clone.
  • Verifique seus clones a cada 24 horas para ter certeza de que o ambiente está ok.
  • Remova quaisquer clones mortos de sua bandeja imediatamente. A decomposição de matéria vegetal atrai insetos para sua área de cultivo e cria um terreno fértil para fungos e outros patógenos desagradáveis ​​que podem matar rapidamente seus clones restantes.

Como regar os clones de maconha

Lembre-se de que os clones jovens não têm raízes, então regar o meio não vai adiantar muito. Em vez disso, regue seus clones jovens borrifando levemente suas folhas algumas vezes por dia. Só regue o meio se estiver ficando seco; nunca a mergulhe ou regue como faria com uma planta normal.

Requisitos de iluminação

Os clones são sensíveis e podem queimar sob luzes fortes ou luz solar direta. Para aumentar sua taxa de sucesso, mantenha seus clones de sob lâmpadas CFL colocadas a cerca de 10 cm do topo das plantas. Como uma alternativa às CFL, mantenha-os em um peitoril de janela longe da luz solar direta.

Além disso, suas plantas precisarão de pelo menos um pouco de escuridão para que suas raízes se formem. Alguns jardineiros usam ciclos de luz diferentes para seus clones, e você pode fazer os seus testes, mas a recomendação que deixamos aqui, é aderir a um ciclo vegetativo 18-6.

Minimizando o risco de mofo e outras pragas

Os clones de cannabis necessitam de condições quentes e úmidas para se desenvolverem bem. No entanto, a alta umidade e o calor também podem atrair pragas, fungos e bactérias nocivas para o seu espaço de cultivo. Para evitar que esses patógenos destruam seus clones, sempre use equipamentos esterilizados e mantenha sua temperatura e umidade dentro da faixa sugerida.

DICAS ADICIONAIS

Para encerrar este guia, vamos às dúvidas mais frequentes ao clonar plantas de cannabis. 

Você pode consultar essas dicas se necessário ao longo do processo de clonagem para que chegue ao sucesso!

Por que meus clones estão ficando amarelos?

estoques de nutrientes em suas folhas. Isso geralmente não é um problema, desde que seus clones enraízem corretamente. 
Se um grande número de seus clones está ficando amarelo antes de desenvolverem raízes, isso pode ser causado por alta umidade e / ou problemas de temperatura. Se seus níveis de temperatura e umidade estiverem corretos, verifique o tamanho de seus clones; eles devem ter apenas 2 ou 3 nós, e também certifique-se de aparar suas folhas inferiores.
Finalmente, se você ainda achar que muitos dos seus clones ficam amarelos, você pode mudar para outro método de clonagem e ver se os resultados mudam. 

Por que meus clones de estão murchando?

Existem muitos fatores que podem causar a queda dos seus clones. Você deverá agir rapidamente assim que detectar qualquer sinal de que eles estão murchando. Essas plantas são muito frágeis e não suportam muito estresse. Na maioria das vezes, os clones murcham se não recebem água suficiente.
Verifique a temperatura e a umidade na cúpula, e ajuste se não estiverem ideais. Enquanto desenvolvem raízes, os clones absorvem água através de suas folhas por meio da transpiração (assim como as mudas). 
É fundamental que seus níveis de temperatura e umidade relativa estejam adequados para que as plantas transpirem adequadamente. Aparar as pontas das folhas do clone também ajuda a reter água.
Além disso, lembre-se de verificar suas luzes e certifique-se de que não estão muito longe de suas plantas. A iluminação insuficiente pode afetar a capacidade de um clone de realizar a fotossíntese, fazendo com que ele murche.

Quando devo transplantar os clones de maconha?

É recomendado o transplante assim que eles desenvolverem raízes fortes com pelo menos 3 a 5 cm de comprimento. As mudas geralmente levam de 10 a 14 dias para desenvolver raízes, podendo variar de acordo com a espécie.

Os clones de maconha se tornam machos?

Não, clones tirados de plantas femininas não podem se tornar machos. O que pode ocorrer é de eles se tornarem hermafroditas. Isso pode ser resultado de estresse ou genética. 
Por exemplo, se sua planta mãe tende a mostrar qualidades hermafroditas, esses genes também serão transmitidos aos seus clones.

Como acelerar o crescimento das raízes dos clones de maconha?

Leva tempo para os clones de cannabis desenvolverem raízes, e não há uma maneira real de apressar o processo. No entanto, ao criar o ambiente perfeito, ser limpo e rápido e usar um gel de enraizamento de qualidade, você pode maximizar a saúde de seus clones para que possam desenvolver um sistema radicular forte.

Comece a clonar plantas de maconha!

Clonar plantas de cannabis pode parecer um processo assustador, especialmente para jardineiros com pouca experiência. 

Mas não precisa ser.

Com uma mãe forte, um bom processo de clonagem e equipamento limpo, você pode replicar as mesmas plantas – e os mesmos frutos repetidamente. 

Lembre-se de manter este artigo disponível sempre que fizer a clonagem para simplificar o processo!